Formação

Município auxilia jovens na confecção de documentos

Projeto Escalada desenvolveu curso de formação para primeiro emprego com 48 jovens

Infocenter -

A prefeitura de Pelotas concluiu mais uma etapa de atividades do Mapa de Oportunidades, que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz. Por meio do Curso Básico de Formação para o Primeiro Emprego, do projeto Escalada, 48 jovens, de duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), tiveram documentos providenciados, dentre eles RGs, CPFs e Carteiras de Trabalho Digital, a fim de auxiliá-los no ingresso no mercado de trabalho.

No total, foram 41 Carteiras de Trabalho Digital, nove CPFs e oito RGs confeccionados. Na Emef Francisco Caruccio, no Pestano, participaram 25 jovens com idades entre 14 e 22 anos. Destes, dois não tinham CPF, três necessitavam de RG e 20 de Carteira de Trabalho. Já na escola Mário Meneghetti, dos 23 alunos participantes, sete não possuíam CPF, cinco ainda precisavam fazer o RG e 21 não possuíam carteira profissional.

"É uma grande satisfação concluir mais essa etapa e oportunizar, além da formação para o primeiro emprego, a construção cidadã para esses jovens que terão seus documentos que os identificarão e possibilitará o ingresso no mercado de trabalho. Esse é mais um projeto desafiador desenvolvido pelo Pacto e que mostra o comprometimento da coordenadora executiva, Aline Crochemore, na busca de cada vez mais termos um relacionamento próximo das comunidades", destaca o coordenador do Mapa, professor Gilnei Brauner.

Essa etapa do projeto Escalada teve como parceiros os diretores das duas Emefs, Alexandre Lemos Vieira e Flávia Spadari Selmo, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS), Sine/FGTAS, Delegacia da Receita Federal, Instituto Geral de Perícias e Biscoitos Zezé, além do M2 Consultoria. Estiveram envolvidos nas atividades as secretarias de Educação e Desporto e de Saúde, com os projetos Justiça Restaurativa e Prevenção da Gravidez Precoce, respectivamente, bem como a pasta de Habitação e Regularização Fundiária.

Curso de informática

Parte dos alunos selecionados pelos professores farão, neste mês, um curso avançado com imersão tecnológica e práticas de entrevista, em um dos laboratórios de informática da Emef Francisco Caruccio. "Para a atividade, contamos com a parceria do professor Fábio Ranieri e sua equipe da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e do CIEE", explica Gilnei.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Beneficência Portuguesa realiza evento de oncologia Anterior

Beneficência Portuguesa realiza evento de oncologia

Pelotas registra mais um óbito por coronavírus Próximo

Pelotas registra mais um óbito por coronavírus

Deixe seu comentário